domingo, 19 de abril de 2009

LIGADOS À DISTÂNCIA

Li em certa ocasião que receber uma mensagem por e-mail era bom para melhorar o nosso estado de espírito.
Não sei se isto tem qualquer fundamento científico, mas sei interpretar os meus sentimentos e não tenho dúvidas de que isto é uma realidade.
Nos últimos anos tive o privilégio de conhecer pessoas fantásticas que entram na minha vida nos mais inesperados momentos.
Trazem mensagens de optimismo, de qualidade de vida, de humor e de reflexão…
Recebo todos os dias e-mails de pessoas de boa vontade, que se tornaram importantes na minha vida, pessoas que, por vezes, estão a milhares de quilómetros.
Estou maravilhado com essas pessoas com disposição e disponibilidade para ser generosas, amáveis, enviando-me mensagens que reconfortam, ajudam e incentivam.
Os que não gostam de computadores é porque não descobriram ainda as possibilidades que lhes podem proporcionar…
Dir-me-ão certamente que esta troca de mensagens não substitui um abraço. É verdade….
Mas posso dizer que, nos últimos anos, me senti abraçado, muitas vezes, por este meio…
A esses que me enviam poemas, música, humor, fotos e e outras mensagens chamam “amigos virtuais”;
Mas eu devo dizer que sinto essas pessoas como bem reais, que não têm nada de virtual, pois transformam em mensagem e tornam palpável, todo o seu afecto.
Como poderíamos imaginar tal coisa?
Em todo este tempo, alguns apenas me mandaram mensagens ocasionalmente…
Outros já fazem parte da minha agenda e da minha lista de contactos…
…e têm um lugar no meu coração…
Já me sinto um pouco dependente das mensagens, como um adolescente que espera os amigos para lhes dizer qualquer coisa todos os dias…
E chego a desejar que meus amigos nunca cresçam…
Como em tudo na vida, há que saber fazer uso correcto desta forma de relacionamento.
Não deveremos nunca renunciar ao contacto físico, mas, às vezes, falta-nos tempo…
outras vezes a distância é enorme.
Por isso, este meio é o mais eficaz para mantermos os nossos contactos com as pessoas que nos interessam verdadeiramente.
A surpresa de uma mensagem carinhosa que chega carregada de afecto causa uma verdadeira corrente positiva que pode, em muitos momentos, ser terapêutica.
Em certos momentos, a mensagem parece ter sido feita de propósito para nós… como resposta a um mau momento que estamos a passar…
Podes ter a certeza de que, quando menos esperas, chegará essa mensagem, imagem, música ou poema que te fará sentir melhor.
Muitas vezes esperamos receber alguma mensagem amiga e… de repente, aí está a mensagem tão desejada.
Poderás dizer que também se recebe muito lixo por e-mail…
…mas não é também assim na nossa vida de cada dia?
O truque está em filtrar e ficar só com o que é positivo.
A nossa função é fazer a selecção daquilo que é efectivamente bom…
Daquilo que nos pode fazer crescer como pessoas, do que nos pode fazer pensar, reflectir, sentir que estamos vivos, amar, saber que estamos neste mundo de passagem, e que não custa nada fazer feliz o próximo e a nós mesmos.
Toda esta gente passará a ter um lugar garantido na minha vida.
Por vezes será difícil responder a todos com a brevidade desejada…
Mas estou convencido de que vale a pena gastarmos um pouco do nosso tempo para repartir carinho, apenas com os comandos de “Enviar” ou de “Reenviar”.
QUE SEJAS FELIZ

6 comentários:

acbelix disse...

Sempre que estamos longe fisicamente daqueles de quem gostamos, poderemos chamar de solidáo, porque por mais pessoas que nos cerquem, a falta de afinidades nos faz sentir sós.
Podendo corrigir melhor estas palavras, direi que, quando ha alguem que partilha a nossa alma, o mundo é pequeno demais para nos sentirmos longe, porque estarao sempre denytro de nos, e o convivio é sempe permanente.
Que esteja bem.. e um abraço
Miro

Anónimo disse...

Os verdadeiros sentimentos nunca se acabam, nem com o tempo, tampouco com a distância e por isso, a admiração que aprendi a ter por você será para sempre, eterna...

lurdes

elda aveiro disse...

Este texto foi escrito para mim?! porque me tocam tanto as palavras deste texto? Será que tenho uma vulnerabilidade assim tão grande? porque me fazes chorar com esta energia carinhosa! Será porque me sinto só? Não sei! Apenas sei que este blog é um cantinho mágico.

CAMINHANTE disse...

Olá Elba.
Em parte isto foi escrito para ti, pois estás dentro do meu restrito circulo de amigos pessoais e "virtuais".
Minha amiga que eu te faça só chorar de alegria, pois não mereces que ninguém te faça chorar por outros motivos, pois quem te fizer chorar não te quer bem.
Não te sintas só, pois nunca estamos sozinhos, e da minha parte mesmo suparando a distância de milhares de quilometros, eu estou contigo, amiga.
Embora não te conheça materialmente, agradeço a tua amizade e a tua companhia
Um beijo fraterno.

CAMINHANTE disse...

Lurdes, anónima amiga. Como em tão poucas palavras és tão clara e amiga, como vês esta mensagem tem toda a razão de ser, quem dos meus amigos presentes e visíveis, já me dizeram palavras tão sentidas? "a admiração que aprendi a ter por você será sempre, eterna...)não preciso conhecer-te visualmente, para te adorar, minha amiga...
Bem hajas
Um beijo fraterno e obrigado, pelo teu sentimento.

CAMINHANTE disse...

Olá Elda.
Em parte isto foi escrito para ti, pois estás dentro do meu restrito circulo de amigos pessoais e "virtuais".
Minha amiga que eu te faça só chorar de alegria, pois não mereces que ninguém te faça chorar por outros motivos, pois quem te fizer chorar não te quer bem.
Não te sintas só, pois nunca estamos sozinhos, e da minha parte mesmo suparando a distância de milhares de quilometros, eu estou contigo, amiga.
Embora não te conheça materialmente, agradeço a tua amizade e a tua companhia
Um beijo fraterno.