sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

AMANTE É...

Muitas pessoas têm um amante e outras gostariam de ter um. Há também as que não têm, as que tinham e perderam.
Geralmente são estas últimas as que vêm ao meu consultório para me contar que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de depressão.
São várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança.
Elas contam-me que as suas vidas transcorrem de forma monótona e sem perspectivas.
Elas já esperam o diagnóstico de depressão e a inevitável receita do anti-depressivo do momento...
Mas, após escutá-las atentamente, eu digo-lhes que na verdade precisam é de um AMANTE!
“Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa dessas?!”- pensam chocadas, escandalizadas.
Mas eu explico: AMANTE é:
É o que toma conta do nosso pensamento antes de adormecermos e é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.
“Aquilo que nos apaixona”
O nosso AMANTE é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.
Às vezes encontramos o nosso amante no nosso parceiro, outras, em alguém que não é nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis.
Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no desporto, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa, no estudo ou no prazer do passatempo predilecto...
Enfim, é "alguém" ou "algo" que nos faz "namorar" a vida e nos afasta do triste destino de "ir levando a vida".
E o que é "ir levando a vida"?
Ir levando a vida, é ter medo de viver, é afastar-se do que é gratificante, é observar decepcionado cada ruga nova que o espelho mostra é aborrecer-se com o calor ou com o frio, com a humidade, com o sol ou com a chuva.
Ir levando a vida é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, fingindo contentar-se com a incerta e frágil ilusão de que talvez possamos realizar algo amanhã.
Por favor, não se contente com "ir levando a vida"; procure um amante, seja também um amante e o protagonista... da SUA VIDA...
A psicologia, após estudar muito sobre o tema, descobriu algo transcendental:
"PARA SE ESTAR SATISFEITO, ACTIVO E SENTIR-SE JOVEM E FELIZ, É PRECISO NAMORAR”


Autor do Texto: Dr. Jorge Bucay

1 comentário:

Hermínia Nadais disse...

Claro!
É preciso namorar!
É urgente namorar!
E é muito mais urgente saber encontrar bons namorados.
Eu também namoro... e muito... só que o meu namorado não me afasta das minhas obrigações, muito pelo contrário, ajuda-me a velar atentamente por elas.
Desejo a todos, do mais fundo do coração, um muito bom namorado...
Sejam felizes!